top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina Mainetti

  • Facebook
  • Instagram

Terapia após traição

  • Foto do escritor: Ana Carolina Mainetti
    Ana Carolina Mainetti
  • 1 de out.
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 10 horas


A terapia, seja de casal ou individual, é um recurso fundamental após a traição amorosa para processar os sentimentos e as questões que surgem com a descoberta da infidelidade.


terapia traição coração partido infidelidade casal relacionamento online

Terapia após traição: o luto pelo fim


Após a revelação de uma traição, a experiência costuma ser comparada a um processo de luto, por isso a terapia após a traição é tão necessária. Essa dor não é apenas pelo fim do relacionamento, mas também pela perda da confiança, da autoimagem e do ideal que se tinha de uma união romântica.


Nem todos os cônjuges traidores estão dispostos a assumir o seu erro ou mudar e nem todos os parceiros traídos conseguem superar a devastação de um relacionamento com infidelidade, levando a história do casal ao fim.


A pessoa traída escolhe finalizar o relacionamento quando:


  • sente que a base fundamental da relação foi destruída de forma irreparável;

  • não conseguirá perdoar, confiar novamente e se reconciliar;

  • reconhece que o relacionamento já tinha outros problemas crônicos;

  • se dá conta de que o parceiro tem uma personalidade diferente do que parecia.


A pessoa que traiu escolhe terminar quando:


  • pretende manter o caso extraconjugal;

  • admite desejar a liberdade de ser solteiro;

  • não tem vontade de mudar o comportamento infiel;

  • reconhece que o relacionamento tinha problemas prévios que já o fazia querer terminar;


Se deparar com a vida e o futuro repentinamente incertos e seguir em frente sozinho pode gerar emoções diversas e intensas em cada um. A terapia individual é fundamental para o processamento de tudo, pois se as emoções ficarem reprimidas, podem causar problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno do estresse pós-relacionamento, transtorno de adaptação, transtorno por uso de substâncias e pânico.


Em alguns casos, mesmo tendo optado pelo fim, o casal precisa de terapia de casal para lidar com os desdobramentos da separação. A exposição de sentimentos de forma terapêutica para encerrar o ciclo e a conversa sobre questões, como bens e filhos são fundamentais que ocorram de forma madura e respeitosa.


Terapia após traição: tentar seguir juntos


Quando o casal escolhe reconstruir e salvar o relacionamento depois de uma traição, nem sempre conseguem se reconectar sem a ajuda de uma terapia individual e/ou uma terapia de casal. Além do luto, outras emoções diversas podem estar em jogo, como: raiva, tristeza, medo, vergonha, culpa, baixa autoestima, arrependimento, ansiedade, insegurança, estresse e desconfiança.


Sem apoio profissional, podem ocorrer outros problemas, como: violência psicológica, abuso reativo, dificuldades sexuais, problemas de comunicação, conflitos e ciúmes.


Terapia após traição: foco na recuperação do cônjuge traído


A traição provoca uma dor tão profunda que é natural que desencadeie crises emocionais inesperadas na pessoa traída. Essa dor não deve ser anestesiada com substâncias, medicamentos ou ser ignorada, pois isso apenas retarda a cura, podendo ressurgir com mais força no futuro. A dor da traição precisa ser verbalizada tanto com o parceiro, quanto na terapia.


A disposição de correr o risco de se conectar, seja com o parceiro ou com outras pessoas, aceitando a vulnerabilidade de se machucar novamente, é uma parte muito difícil do processo de recuperação emocional de quem foi traído.


Uma infidelidade é uma violação da conexão humana, portanto perde-se toda a sensação de segurança. Diferentes memórias a respeito da traição se manifestando como se estivessem acontecendo no presente e pensamentos intrusivos que atrapalham o funcionamento normal são respostas psicológicas naturais ao trauma.


Se o casal opta por seguir junto, é fundamental que o parceiro que cometeu a traição compreenda que a recuperação emocional do parceiro afetado é lenta e delicada. É necessário estar disposto a ouvir, validar as emoções expressas, priorizar as necessidades do outro, oferecer ajuda, expressar gratidão por continuarem juntos, proporcionar um ambiente de segurança psicológica e se empenhar em uma mudança pessoal para não causar mais nenhuma dor a ninguém.


A pessoa traída pode precisar de muito tempo para atravessar o luto, enquanto avalia se o parceiro está, de fato, comprometido com o relacionamento e com as mudanças necessárias. Perdoar envolve um processo interno complexo e não quer dizer que tudo se apagará da memória. Inclusive, perdoar não significa confiar novamente e não representa reconciliação. Cada um é um processo separado.



Terapia após traição: foco na recuperação do cônjuge traidor


Para o parceiro que traiu, a reconstrução do relacionamento após a traição só será possível através de uma postura honesta e autêntica. Portanto, não é indicado seguir junto mantendo um comportamento de enganação. É fundamental estar seguro de que deseja passar por uma transformação pessoal, a qual envolve ser uma pessoa verdadeira e confiável de forma consistente.


O autor John Kador escreveu sobre a importância do pedido de desculpa na restauração da confiança através dos 5R´s:


  1. Reconhecimento

O primeiro passo é reconhecer e explicar com clareza o erro cometido à pessoa que foi prejudicada, sem minimizar, omitir partes ou justificar.


  1. Responsabilidade

Responsabilizar-se pelas escolhas e ações, sem transferir a culpa pelo que fez.


  1. Remorso

O remorso com a expressão sincera do arrependimento pela dor causada ao outro.


  1. Reparação

Envolve disposição para trabalhar ativamente na correção dos comportamentos indesejados e na compensação dos danos.


  1. Repetição

Novos comportamentos saudáveis devem ser repetidos e consistentes. É o compromisso firme de que a traição não se repetirá.


A desculpa só é eficaz se for orientada para a vítima, focando na dor dela, e não nas intenções ou na dor do traidor.


A terapia individual pode fornecer à pessoa que traiu uma maior clareza sobre os princípios que guiavam sua vida e se as motivações que levaram à traição ainda estão presentes. É necessário aprender a tomar decisões que estejam alinhadas aos acordos feitos com o parceiro, mesmo sob tentação. Analisar tendências à mentira, autossabotagem, impulsividade, vícios, bem como dificuldades com limites, com comunicação assertiva e com a empatia são aspectos a serem tratados na terapia também.


Como eu posso ajudar


terapia online traição casal psicóloga ana carolina mainetti

Sendo uma psicóloga experiente em relacionamento amoroso e em terapia de casal com pós-graduação em Terapia de Casal e em Sexualidade, estou preparada para tratar os danos da traição amorosa através da terapia online tanto individual, quanto em casal.


Acredito na importância de personalizar o tratamento psicológico para cada pessoa ou par. Por isso, tenho especialização em diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica, e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e métodos consolidados e eficazes como o Método Gottman e Terapia Focada nas Emoções (EFT).


Como agendar


É possível marcar as sessões de terapia comigo de forma eletrônica no meu consultório virtual. Utilizo a plataforma de terapia online Zenklub para atender meus pacientes em um local apropriado e seguro.


Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local. É necessário preencher um cadastro rápido antes do agendamento e pagar por PIX ou cartão de crédito.


O sistema me notificará quando o agendamento for concluído e estarei aguardando na videochamada no horário marcado!


Conte comigo!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti

CRP 08/17342

Leia também:




 
 
Ana Carolina Mainetti - CRP 08/17342
bottom of page