Crenças permissivas
- Ana Carolina Mainetti

- 25 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
O que são crenças permissivas?
As crenças permissivas são pensamentos facilitadores que permitem, justificam ou minimizam comportamentos prejudiciais. Ocorrem com frequência em quem vivencia comportamentos viciantes, exagerados, agressivos, uso de substâncias e distúrbios alimentares.
É um tipo de distorção cognitiva que leva a pensamentos automáticos autossabotadores que desviam a atenção da seriedade do comportamento. Servem como licença para se envolver em atividades prazerosas ou impulsivas, porém problemáticas.
São comuns pensamentos permissivos, como:
“Vou usar só um pouquinho.” (de droga)
“Eu mereço porque tive um dia difícil.” (álcool ou comida excessiva)
“Ninguém está vendo, então não vai dar em nada.” (ser agressivo)
“Vai ser só mais uma partida, amanhã eu vou jogar menos.”
“Pelo menos ele não está usando uma droga mais pesada.”
“Me trata mal, mas pelo menos não me bate.”
Consequências das crenças permissivas
As crenças permissivas podem ter um impacto significativo e danoso na vida de uma ou mais pessoas:
1- Complacência: Uma atitude de conformismo e satisfação excessiva que impede de buscar melhorias ou enfrentar dificuldades.
2- Tentativa mental de seguir pelo caminho mais fácil ou mais prazeroso: Preferência por evitar o esforço, o desconforto e a confrontação de verdades difíceis, buscando sempre a rota de menor resistência.
3- Dificuldade com limites: Ineficiência em estabelecer ou respeitar barreiras saudáveis em diversas áreas da vida, como relacionamentos, finanças e hábitos.
4- Negação da realidade: Mecanismo de defesa onde a pessoa ignora, minimiza ou distorce a verdade sobre as consequências negativas daquelas ações ou situações.
5- Resistência em admitir um vício: Recusa em reconhecer a existência e a gravidade de uma dependência ou codependência, muitas vezes acreditando estar sob controle.
Pessoas podem ter consequências sérias em sua saúde física ou mental por manter crenças permissivas dominando sua mente.
Como tratar crenças permissivas
Para tratar e superar as crenças permissivas, algumas estratégias fundamentais são: autoconsciência e honestidade, estabelecimento de limites claros, aceitação do desconforto ou desprazer, autorresponsabilização e busca por terapia.
Autoconsciência e honestidade: Pergunte a si mesmo: "Onde estou sendo permissivo? Quais realidades estou negando?" A admissão de um vício ou de um comportamento prejudicial é o primeiro passo para a recuperação.
Estabelecimento de limites claros: Defina e pratique limites saudáveis em todas as áreas da sua vida. Isso pode envolver aprender a dizer "não", estabelecer horários para atividades ou limitar o tempo gasto em hábitos improdutivos.
Aceitação do desconforto ou desprazer: Mudar exige sair da zona de conforto. O caminho para o crescimento muitas vezes envolve desconforto e disciplina. Em vez de ceder à tentativa mental de seguir pelo caminho mais fácil ou prazeroso, opte por enfrentar os desafios, sabendo que o esforço trará recompensas a longo prazo.
Autorresponsabilização: Assuma a responsabilidade por suas escolhas e suas consequências. Não culpe circunstâncias externas ou outras pessoas. Essa mudança de mentalidade é essencial para abandonar os pensamentos facilitadores.
Busca por terapia: Um profissional pode oferecer ferramentas, técnicas e um espaço seguro para explorar as raízes de suas crenças permissivas e desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes.
Como eu posso ajudar
Se você se identificou com esse artigo e precisa de ajuda para lidar com as crenças permissivas, sou uma psicóloga com bastante experiência no tema. Posso ajudar você com terapia online.
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Lá você pode conferir o valor da sessão e a minha agenda. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Até breve!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342







