Término com ficante
- Ana Carolina Mainetti

- há 52 minutos
- 4 min de leitura
Atualizado: há 9 minutos
O término com um ficante é o fim de um relacionamento que não foi rotulado como namoro e pode gerar muitas emoções delicadas, não reconhecidas socialmente.
Um desafio de terminar, se afastar ou ser deixada por um ficante é a invalidação. Você pode escutar: “Mas vocês nem namoravam!” Essa frase apaga o luto pelo investimento emocional e pela expectativa de futuro que foi construída.
Se você sente dor por esse fim, sua dor é válida e merece ser compreendida e tratada.
Término com ficante: por que dói tanto?
O luto pelo término com um ficante é complexo porque não é apenas a perda da pessoa, mas a perda de um potencial.
1) O luto da expectativa: o luto pelo futuro que imaginou ao lado daquela pessoa.
2) O vazio da incerteza: diferente de um namoro, muitas vezes não há uma conversa clara. O término com um ficante é frequentemente gradual, por esfriamento ou ghosting, gerando mais dúvidas do que respostas.
3) A perda de intimidade: a perda da rotina de conversas, do apoio e da conexão física que existiam.
Término com ficante: como lidar com o fim
Valide a sua perda: Permita-se sentir o luto. Não diminua seus sentimentos só porque a relação não tinha um título.
Crie seu ritual de fechamento: Se não houve conversa, crie seu próprio fechamento, de alguma maneira que faça sentido para você e te ajude a colocar um fim na história.
Desapego digital: Para o ficante, o orbiting pode ser comum, pois ele não tem responsabilidade afetiva formal. Para se proteger, afaste-se digitalmente. Isso irá te ajudar a não se distrair com migalhas ou criar falsas esperanças com curtidas ou mensagens vagas.
Escolha amorosa futura: Reavalie o que você realmente quer de um relacionamento. Passe a investir apenas em quem se propõe a caminhar junto com transparência e comprometimento.
Término responsável com ficante
Se você é quem quer fazer o término com um ficante, opte sempre pela transparência em vez do silêncio. Terminar com responsabilidade afetiva é um ato de maturidade e respeito.
Assuma a decisão: a responsabilidade é sua se você quer terminar, não da outra pessoa. Encontre uma forma gentil de manifestar sua decisão.
Escolha a clareza: evite sumir ou ser frio na esperança de que a pessoa entenda a mensagem. Opte por uma conversa breve e direta.
Mantenha a coerência: não alimente falsas esperanças. Seja claro que o contato será encerrado, evite o orbiting e dê à outra pessoa o espaço necessário para processar o luto pelo fim.
Término com ficante: quando ainda há dúvidas ou amor
Se você e seu ficante estão presos nesse limbo de ficar e não namorar, a terapia de casal é o recurso ideal para clarear o caminho e entender se é hora de colocar um ponto final mesmo ou avançar para um compromisso sério.
Muitos casais procuram a terapia não para "consertar" o relacionamento, mas sim para entender se ele merece ser consertado. A terapia de casal para ficantes ajuda a:
1. Entender por que não virou namoro: investigar se o obstáculo é a falta de compatibilidade, se é uma barreira de comunicação, se é desejo de permanecer solteiro ou outro motivo.
2. Identificar padrões de evitação: um ou ambos podem estar repetindo padrões de apego inseguro, de medo de compromisso ou de sabotagem inconsciente quando a relação se aprofunda.
3. Criar clareza de intenções: se o casal tem planos de futuro parecidos e sentem amor, o objetivo é trabalhar as ferramentas para firmar um compromisso. E se o casal não tem realmente a intenção de permanecer junto, a separação consciente com a ajuda da terapia permite um fim respeitoso e com aprendizado para ambos.

Como psicóloga especialista em relacionamentos, ofereço dois caminhos:
Atendimento individual:
-Para você que está envolvida com um ficante, criou expectativas de um futuro a dois, mas se sente abandonada ou rejeitada, a terapia individual pode ser o suporte mais apropriado.
-Para você que precisa entender seus sentimentos, padrões e ganhar autonomia para tomar a decisão sobre terminar ou identificar os pontos de melhoria para poder firmar um compromisso sério, a terapia individual pode trazer maior autoconhecimento.
Terapia de Casal:
-Se ambos estão dispostos a tentar resolver os problemas, a terapia a dois auxilia na comunicação, no resgate da conexão e na definição de um novo futuro para a relação.
-Se ambos entendem que é melhor encerrar a relação, mas não estão conseguindo se desapegar, perpetuando um ciclo de dependência e sofrimento, a terapia de casal pode proporcionar o espaço necessário para a dissolução.
Acredito na importância de personalizar o tratamento psicológico para cada pessoa ou cada par. Por isso, tenho especialização em diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e experiência com métodos consolidados e eficazes como o Método Gottman e Terapia Focada nas Emoções (EFT).
Como agendar comigo
As sessões comigo ocorrem na modalidade online, através de videochamada. O agendamento é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local.
É só clicar aqui, preencher um rápido cadastro, pagar e ter sua sessão marcada de forma prática e segura.
Será uma satisfação destinar minha experiência em relacionamentos amorosos e meu conhecimento em saúde mental para ajudar você(s)!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342







