Psicóloga de relacionamentos
- Ana Carolina Mainetti

- há 9 horas
- 4 min de leitura
Ficar ou partir?
Como psicóloga de relacionamentos, vejo muitas pessoas em um angustiante dilema: terminar ou continuar juntos? Essa dúvida surge de insatisfações e da sensação de que o custo-benefício da relação talvez não compense o esforço.
Vejo que essa indecisão é alimentada por uma teia de problemas que minam a felicidade e a segurança.

Os principais motivos que afetam negativamente os relacionamentos:
Atuando como psicóloga de relacionamentos, tanto em atendimentos individuais, quanto em terapia de casal, percebo uma série de razões recorrentes que causam insatisfação nos relacionamentos amorosos, seja namoro, casamento, noivado ou em envolvimentos sem título definido, como nos casos de situationship, ficantes, estar saindo com alguém, "se conhecendo", amizade colorida, rolo e relacionamento casual:
1. Comunicação e conexão em crise
A falha na conexão é o ponto central de muitos desgastes. O que se manifesta é:
Problemas de comunicação e mágoas acumuladas: Dificuldade em expressar sentimentos e ressentimentos de forma respeitosa.
Falta de intimidade e afeto: Ausência de conexão, pouco compartilhamento de sentimentos e pouca demonstração de desejo, amor e carinho.
2. Valores e estilo de vida incompatíveis
Discrepâncias nos pilares da vida a dois:
Divergência de valores e estilo de vida: Incompatibilidade nas crenças, princípios ou rotinas.
Falta de planejamento e questões críticas: Ausência de objetivos em comum ou desacordos sobre prioridades, ter/não ter e educar filhos.
Fatores de tensão: Vícios, hábitos, personalidade, grandes diferenças culturais, financeiras ou de idade que geram conflitos.
3. Dinâmica do relacionamento prejudicial
O modo como o casal interage pode ser tóxico, abusivo ou exaustivo:
Confiança abalada: Dificuldade em confiar após desconfianças ou infidelidade.
Ciúmes, egoísmo e monotonia: Sensação de posse, priorização dos próprios interesses e o tédio da rotina, que levam ao distanciamento.
Dependência emocional: Falta de autonomia, medo de ficar sozinho, codependência e problemas de apego.
Desequilíbrio de responsabilidades: Desarmonia na divisão de tarefas.
Desonestidade e Manipulação: Mentiras, tentativas de controle (gaslighting ou DARVO).
4. Fatores externos e traumas
Pressões de fora e experiências passadas impactam a relação:
Estresse e problemas financeiros: Dificuldades da vida (trabalho, dinheiro) que sobrecarregam o casal.
Interferência de terceiros e pressões sociais: Influência excessiva de familiares/amigos ou cobranças externas (casar, ter filhos, sucesso).
Traumas: Traumas passados que se refletem e se projetam na relação atual.
O que faz uma psicóloga de relacionamentos?
Uma psicóloga de relacionamentos é uma profissional especializada em ajudar indivíduos e casais a compreenderem e resolverem questões ligadas aos seus vínculos amorosos.
Oferece um olhar técnico e ferramentas para que as pessoas desenvolvam habilidades emocionais e comportamentais mais saudáveis. Ajuda o indivíduo ou o casal a ganhar clareza sobre o que precisam mudar para tentar salvar a relação ou se devem seguir caminhos separados.
O trabalho pode ocorrer em sessões de terapia individual com foco na vida amorosa. O objetivo é ajudar a pessoa a compreender seus próprios sentimentos, medos, repetição de padrões disfuncionais, dificuldade em impor limites e a lidar com questões como autoestima, desregulação emocional, insegurança e traumas.
A psicóloga de relacionamentos também realiza sessões de terapia de casal, quando as duas pessoas da relação desejam receber ajuda simultânea para melhorar a comunicação, resolver conflitos, fortalecer a intimidade e traçar objetivos e metas em comum.
Quando buscar apoio psicológico para o relacionamento?
Todos os relacionamentos precisam de cuidados e a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença. Geralmente um relacionamento é algo muito central na vida de uma pessoa, por isso não é indicado tomar uma decisão precipitada de terminar baseada em raiva ou em uma situação pontual. É importante ter ajuda para ponderar vários aspectos, evitando futuros arrependimentos.
Do mesmo modo, não é psicologicamente saudável permanecer em uma união que gera desgaste emocional e insegurança. Se o custo-benefício do relacionamento está prejudicado, há dúvida sobre permanecer junto ou a relação é fonte de infelicidade, buscar ajuda de uma psicóloga de relacionamentos é indicado.
Compreender o que pode ser melhorado e o que não tem solução é o primeiro passo para olhar a vida amorosa de forma objetiva para, então, ter mais clareza do que fazer a seguir.
Como psicóloga de relacionamentos, ofereço dois caminhos:
Atendimento individual: Se você precisa entender seus sentimentos, padrões e ganhar autonomia para tomar a decisão sobre terminar ou identificar os pontos de melhoria para poder seguir junto.
Terapia de Casal: Se ambos estão dispostos a tentar resolver os problemas, a terapia auxilia na comunicação, no resgate da conexão e na definição de um novo futuro para a relação.
Como agendar comigo
As sessões comigo ocorrem na modalidade online, através de videochamada. O agendamento é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local.
É só clicar, preencher um rápido cadastro, pagar e ter sua sessão marcada de forma prática e segura.
Será uma satisfação destinar minha experiência em relacionamentos amorosos e meu conhecimento em saúde mental para te ajudar!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342






