Teoria da Troca Social em relacionamentos amorosos
- Ana Carolina Mainetti
- 18 de jun.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

A Teoria da Troca Social, proposta pelo sociólogo George Homans, explica como os relacionamentos se formam e se mantêm através de uma avaliação das vantagens e desvantagens de cada interação. Aplicada no campo amoroso, a ideia central da Teoria da Troca Social é que as pessoas analisam se o esforço investido em um relacionamento amoroso traz mais benefícios do que custos.
Como a Teoria da Troca Social explica seus relacionamentos amorosos
A Teoria da Troca Social pode oferecer algumas respostas surpreendentes e práticas para o enigma do motivo de certos relacionamentos amorosos darem certo, enquanto outros acabam.
A Teoria da Troca Social se baseia em alguns princípios:
pessoas tendem a buscar coisas boas e evitar as ruins;
o objetivo é obter o máximo de ganhos com o mínimo de perdas;
antes de se envolver, os parceiros fazem um cálculo de possíveis lucros e prejuízos;
o que é considerado uma recompensa pode variar de pessoa para pessoa e para a
mesma pessoa em diferentes momentos.
No contexto amoroso, os "benefícios" são geralmente coisas abstratas, como companhia, carinho, reconhecimento, respeito ou reciprocidade. Quando essas trocas são positivas e consistentes, relacionamentos vantajosos para ambos os lados podem surgir.
Já os "custos" são os aspectos negativos de um relacionamento, como um parceiro com comportamento inconveniente, ausente ou que não cumpre suas responsabilidades ou qualquer outro tipo de problema de relacionamento.
O custo-benefício nos relacionamentos amorosos: O que você ganha e o que você "paga"?
A ideia central da Teoria da Troca Social é que nós avaliamos nossos relacionamentos amorosos como se estivéssemos fazendo uma análise de custo-benefício.
Subconscientemente, pesamos o que "investimos" na relação (nosso tempo, energia, carinho, às vezes até dinheiro) e o que "recebemos" em troca (companhia, apoio, reconhecimento, afeto).
Quando aplicamos a Teoria da Troca Social aos relacionamentos amorosos, percebemos que a satisfação e a durabilidade da relação estão ligadas a um equilíbrio constante entre o que oferecemos e o que recebemos.
Se essa troca parecer injusta, com um dos parceiros sentindo que está "dando" muito mais do que "recebendo", sentimentos negativos como o ressentimento (para quem doa mais) e a culpa (para quem recebe mais) podem surgir.
Relacionamentos onde as recompensas são maiores que os custos tendem a ser mais atraentes e duradouros, enquanto aqueles onde os custos pesam mais podem ser abandonados por um dos dois parceiros ou chegar a um término consensual.
O que entra na balança na Teoria da Troca Social em relacionamentos amorosos?
Os "benefícios" em relacionamentos amorosos são percebidos de forma individual, variam de pessoa para pessoa e podem ser diversos, como amor, carinho, companhia, satisfação sexual, apoio em momentos difíceis, proteção, segurança financeira, parceria e possibilidade de ter filhos.
Já os "custos" podem envolver o estresse de discussões, o tempo dedicado ao outro, abrir mão de seus próprios planos, ciúmes, insegurança, desgaste com desregulação de humor do parceiro, medo de traição, etc.
Um conceito importante aqui é o "custo de oportunidade". Ele se refere àquilo que deixamos de ganhar ou experimentar ao escolher permanecer em um relacionamento específico. Por exemplo, aquela oportunidade de estudar fora que você recusou para não se separar do seu parceiro, ou aquela pessoa interessante no trabalho que você evitou por já estar comprometido. Em essência, é a sensação de ter perdido a chance de algo que também poderia ter sido muito bom.
Nossas expectativas também têm um peso enorme nessa balança. Entramos em relacionamentos com certas ideias sobre o que é justo e o que merecemos. Se ambos os parceiros sentem que a contribuição de cada um é equilibrada, a satisfação tende a ser maior. Por outro lado, a percepção de desigualdade é um terreno fértil para a insatisfação e os conflitos.
A busca por alternativas também entra em jogo. Assim como comparar preços antes de uma compra, a percepção de que existem outras opções de relacionamento que poderiam nos oferecer mais benefícios com menos custos pode influenciar nossa decisão de permanecer ou não em uma relação.
Como aplicar a Teoria da Troca Social no seu relacionamento amoroso?
A Teoria da Troca Social não serve apenas para analisar o passado ou o presente dos seus relacionamentos amorosos, mas também como um guia para prevenir problemas futuros:
Esteja Atento às Suas Necessidades: Reflita sobre o que você realmente precisa em um relacionamento e se essas necessidades estão sendo atendidas.
Comunique-se Abertamente: Converse com seu parceiro sobre suas necessidades e tente entender as dele também.
Busque a Equidade: Lembre-se que ambos os lados da relação estão avaliando os custos e benefícios. Esforce-se para que a troca seja justa para ambos.
Não Se Sacrifique Demais: Embora a vontade de agradar o outro seja importante, sacrificar constantemente seus próprios objetivos e desejos pode ser prejudicial para você e para o relacionamento a longo prazo.
Saiba mais sobre Fawning
Saiba mais sobre violência psicológica em relacionamentos amorosos
E se já tentamos de tudo e não estamos conseguindo um relacionamento amoroso satisfatório?
Isso pode ser frustrante e desmotivador. Mas, essa sensação não precisa ser o ponto final da sua busca por um amor pleno.
A terapia de casal oferece um espaço seguro e estruturado para explorar dinâmicas relacionais, identificar padrões de comportamento e desenvolver novas formas de comunicação e intimidade.
Agende uma sessão comigo e vamos analisar juntos de que modo o "custo-benefício" do relacionamento não está agradando.
Mas caso seu par amoroso não se sinta preparado para uma terapia de casal, não tem problema, pois podemos fazer sessões individuais visando compreender e melhorar o relacionamento amoroso de vocês.
Como eu posso ajudar
Sendo uma psicóloga experiente em relacionamentos amorosos e em terapia de casal com pós-graduação em Terapia de Casal e em Sexualidade, estou preparada para tratar as divergências e desafios da vida a dois através de terapia online.
Você pode agendar a sessão de casal diretamente na plataforma Zenklub, local onde fica meu consultório virtual, sem a necessidade de contato prévio para combinar um horário.
Basta acessar meu perfil e escolher o horário que ficar melhor para você. Pode ser pelo site no computador ou pelo app "Zenklub" no celular.
O sistema me notificará quando você agendar e estarei aguardando na videochamada no horário escolhido!
Mesmo com todas essas facilidades para marcar a terapia, você pode sentir necessidade de perguntar alguma coisa mais específica ou conversar comigo antes da primeira sessão, então fique à vontade para me escrever no WhatsApp!
Aguardo você(s)!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342