Ansiedade de Desempenho
- Ana Carolina Mainetti

- 18 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de out.
O que é a Ansiedade de Desempenho?
Estar constantemente preocupado com a possibilidade de falhar, envolver-se em muita autocrítica, analisar excessivamente cada ação, temer a avaliação negativa, evitar situações de exposição, sentir-se paralisado diante de desafios e acreditar que seu valor depende unicamente do sucesso: este é um perfil representativo de uma pessoa que vivencia Ansiedade de Desempenho.
Pessoas que sofrem de Ansiedade de Desempenho podem se sentir sozinhas e frustradas, pois essa condição, apesar de comum, nem sempre é abertamente discutida. Frequentemente, não reconhecem a intensidade de sua ansiedade como algo que demanda atenção psicológica. Em vez disso, podem internalizar a pressão por resultados e se culparem pelas dificuldades, acreditando que são insuficientes. O constante medo de não atingir as expectativas torna desafiador para pessoas com Ansiedade de Desempenho desfrutarem de suas conquistas e buscarem novos desafios. Por serem excessivamente autocríticas, podem apresentar dificuldades em manter uma autoimagem positiva e em acreditar em seu potencial. E a preocupação constante com o julgamento alheio pode impactar negativamente a construção de relacionamentos e a participação em atividades sociais.
8 características da Ansiedade de Desempenho:
1- Sente ansiedade excessiva antes de situações avaliativas;
2- Tem pensamentos negativos recorrentes sobre a possibilidade de falhar;
3- Experimenta sintomas físicos como taquicardia, sudorese ou tremores em momentos de pressão;
4- Evita ou se retrai de situações onde será avaliado;
5- Busca excessivamente por aprovação externa;
6- Tem dificuldade em lidar com críticas ou feedbacks negativos;
7- Define padrões de exigência pessoal irrealistas e inatingíveis;
8- Procrastina tarefas importantes por medo de não executá-las perfeitamente.
Embora não seja classificada como um transtorno específico no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), se assemelha ao Transtorno de Ansiedade Social do tipo "somente desempenho". A Ansiedade de Desempenho pode ser compreendida como um padrão de ansiedade significativa relacionada a situações em que a pessoa se sente avaliada ou pressionada a ter um bom desempenho, não exclusivamente em situações sociais.
Como saber se tenho Ansiedade de Desempenho?
É fundamental observar se a intensidade, a frequência e a persistência da ansiedade em situações de performance excedem os níveis considerados normais e causam sofrimento significativo. Os sintomas devem se manifestar em diversos contextos da vida, como no trabalho, nos estudos, em apresentações, em atividades esportivas ou em interações sociais onde há uma percepção de avaliação. A Ansiedade de Desempenho acarreta prejuízos no funcionamento emocional, social, sexual, acadêmico e profissional da pessoa.
É importante diferenciar a Ansiedade de Desempenho de outros quadros como Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Autismo, Transtorno da Personalidade Evitativa, Transtorno de Personalidade Dependente, Transtorno da Personalidade Paranoide, Fobia Específica ou mesmo traços de perfeccionismo saudáveis.
A Ansiedade de Desempenho é mais focada em situações específicas onde o resultado ou a performance são centrais, como em provas, falar em público, flertar, entrevistas de emprego, apresentações artísticas, metas financeiras, jogos, cumprimento de prazos, apresentação de trabalhos, memorizações, competições esportivas, metas de saúde, organização, aprendizado de alguma habilidade, impressionar socialmente, alcançar poder, status, fama ou se destacar no desempenho sexual.
Consequências da Ansiedade de Desempenho
Evitar oportunidades de crescimento profissional, desistir de projetos desafiadores, isolamento social por medo de ser julgado, autocrítica severa e constante, além de sintomas físicos relacionados ao estresse, são algumas das possíveis consequências.
A vivência de Ansiedade de Desempenho pode aumentar a vulnerabilidade para o desenvolvimento de outros problemas como Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Pânico, Depressão, TOC, transtornos sexuais e dificuldades de autoestima. Reconhecer e buscar ajuda profissional é fundamental para lidar com a Ansiedade de Desempenho e promover uma vida mais leve e realizada.
O início da Ansiedade de Desempenho
A Ansiedade de Desempenho pode ter seu início em diferentes fases da vida, muitas vezes desencadeada por experiências passadas de avaliação negativa, pressões familiares ou sociais por sucesso ou mesmo pela internalização de padrões perfeccionistas. Não há uma causa única definida, podendo envolver fatores individuais de personalidade, experiências de vida e influências do ambiente.
Como eu posso ajudar
A psicoterapia individual propicia um espaço de escuta para que a Ansiedade de Desempenho possa ser amenizada e eles possam expressar toda a sua aversão ao fracasso, enquanto recebem ajuda para identificar as causas dela e aprenderem maneiras novas mais apropriadas para reagir e se portar frente à situações avaliativas. Desenvolver comportamentos menos evitativos, aceitar melhor a imperfeição, respeitar o próprio ritmo, reconhecer suas qualidades, são alguns dos objetivos a serem alcançados no tratamento psicológico. Ao ter mais relaxamento em situações relacionadas à performance, naturalmente o mundo parecerá menos crítico e julgador.
Se você se identificou com este artigo e precisa de ajuda para lidar com os sintomas da Ansiedade de Desempenho, eu posso te ajudar com terapia online. Ou, se você apresenta outra questão psicológica angustiante, não precisa seguir sozinho na tentativa de se entender e manejar as emoções. Estou aqui para te auxiliar também! Me conheça mais, clicando aqui!
Como agendar
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342







