top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina Mainetti

  • Facebook
  • Instagram

Tratamento para atelofobia, o medo de ser imperfeito

  • Foto do escritor: Ana Carolina Mainetti
    Ana Carolina Mainetti
  • 25 de jul.
  • 3 min de leitura
Qual é o tratamento para atelofobia, o medo de ser imperfeito?

O tratamento para atelofobia, o medo de ser imperfeito, é através da psicoterapia focada em reestruturar pensamentos e comportamentos disfuncionais. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é frequentemente utilizada, ajudando a identificar e modificar as crenças sobre a necessidade de perfeição e o medo de falhar.


Através de técnicas como a exposição gradual, é realizado o encorajamento para enfrentar situações onde a imperfeição é possível, aprendendo a tolerar o desconforto e a perceber que os erros não são catastróficos.


Além disso, o tratamento psicológico pode focar no desenvolvimento da autoestima, da autocompaixão e da aceitação de si mesmo, mesmo com falhas e limitações, promovendo uma relação mais saudável com o desempenho e a validação pessoal.


Como é a atelofobia, o medo de ser imperfeito?

Sentir pânico ao não atingir a perfeição, evitar qualquer situação que possa revelar falhas, questionar incessantemente a própria capacidade e mérito, não conseguir tolerar os próprios erros e planejar meticulosamente como evitar qualquer deslize: este é um perfil representativo de uma pessoa com atelofobia, o medo de ser imperfeito.


Aqueles que não buscaram tratamento ou não identificaram a atelofobia (medo de ser imperfeito) podem se sentir constantemente ansiosos e com um senso de inadequação, pois raramente se fala abertamente sobre a fobia da imperfeição. Muitas vezes, pensam que seu comportamento é motivado pela ansiedade. E podem acreditar que não ser perfeito é perigoso ou insuportável, culpando a si mesmos por cada erro ou falha percebida.


Consequências da atelofobia, o medo de ser imperfeito

O medo desproporcional da imperfeição torna difícil para pessoas com atelofobia desenvolverem autonomia e autoestima, já que a validação externa e o desempenho impecável se tornam os principais pilares de sua identidade. Por buscarem a perfeição de forma exaustiva, podem apresentar dificuldades em manter relacionamentos saudáveis, exercendo pressão excessiva sobre si mesmos e sobre os outros, manifestando frustração, insegurança, procrastinação por medo de errar e uma constante insatisfação.


7 características da atelofobia, o medo de ser imperfeito

  1. Sentir pânico ao cometer erros ou ao não atingir padrões elevados.


  2. Ser excessivamente autocrítico e buscar aprovação constante.


  3. Se sentir facilmente vulnerável ou inadequado diante de falhas.


  4. Evitar situações onde a imperfeição possa ser exposta, como apresentações ou contextos novos.


  5. Temer ser julgado ou rejeitado por seus erros.


  6. Exigir de si mesmo e dos outros a perfeição e a ausência de falhas.


  7. Sentir medo de não ser bem-sucedido, de não alcançar metas e de ser um fracasso.


Preciso de tratamento para o medo de ser imperfeito (atelofobia)?

É importante observar se a intensidade e a frequência do medo de ser imperfeito causam sofrimento significativo e interferem na sua vida. Os sintomas devem fazer parte de um padrão de evitação persistente de situações onde a perfeição não é garantida e podem se manifestar de diversas formas, como ansiedade, ataques de pânico, sudorese, taquicardia e pensamentos catastróficos relacionados a falhas.


Analise se há um prejuízo significativo no ajustamento emocional, social e profissional, com dificuldade em realizar atividades por medo de não as fazer perfeitamente. A procrastinação, um desejo de excelência, necessidade de controle absoluto, o medo de ser julgado e a permanência em ciclos de autoexigência podem estar presentes e precisam de tratamento.


Em minha prática clínica, tenho observado como o medo de ser imperfeito pode levar a outros problemas, como o uso excessivo de tempo em tarefas simples para garantir que sejam impecáveis, ou o desenvolvimento de transtornos alimentares por busca do "corpo perfeito", TOC, burnout, narcisismo, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, ansiedade de desempenho e estresse.


Recomendo o tratamento psicológico se você apresenta essas características para identificar as causas da autocobrança para ser perfeito, modificar esses padrões exigentes e poder viver de forma mais leve.


Como eu posso ajudar

Se você se identificou com esse artigo e precisa de ajuda para lidar com o medo de ser imperfeito, sou uma psicóloga com bastante experiência no tema. Posso ajudar você com terapia online.


O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Lá você pode conferir o valor da sessão e a minha agenda. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Até breve!


Psicóloga Ana Carolina Mainetti

CRP 08/17342


medo de ser imperfeito medo de falhar tratamento atelofobia

 
 
Ana Carolina Mainetti - CRP 08/17342
bottom of page