top of page

Terapia Online

Psicóloga Ana Carolina Mainetti

  • Facebook
  • Instagram

Atazagorafobia: o medo de ser esquecido

  • Foto do escritor: Ana Carolina Mainetti
    Ana Carolina Mainetti
  • 19 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de out.

Como é uma pessoa com Atazagorafobia?

Estar constantemente com medo de ser esquecido, questionar a própria importância, temer ser negligenciado ou substituído, planejar formas de ser memorável e achar que não tem um lugar: este é um perfil representativo de uma pessoa com Atazagorafobia.


Pessoas que sofrem de Atazagorafobia não tratada ou não diagnosticada podem se sentir isoladas e ansiosas, pois raramente se fala abertamente sobre o medo de ser esquecido. Elas, muitas vezes, não reconhecem seu próprio comportamento como sendo motivado por esse medo. Em vez disso, podem acreditar que estão apenas sendo realistas sobre sua falta de importância ou de impacto no mundo, culpando a si mesmas pela sensação de invisibilidade. O constante temor de ser indiferente para os outros torna difícil para pessoas com Atazagorafobia se sentirem leves nas relações interpessoais. Por serem inseguras quanto à sua permanência na memória alheia, podem apresentar dificuldades em se relacionar.


8 características da Atazagorafobia

1- Sente ansiedade intensa ao pensar em ser esquecido;

2- É excessivamente preocupado com a própria lembrança;

3- Se sente facilmente insignificante ou invisível;

4- Questiona e duvida da genuinidade da atenção recebida;

5- Se recusa a acreditar que será lembrado após sua ausência;

6- Culpa a si mesmo por não ser memorável o suficiente;

7- Incomoda as pessoas buscando constante reafirmação;

8- É propenso a sentir-se magoado ou abandonado se não receber atenção.


Segundo o DSM-5, o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria, é um tipo de Fobia Específica.


Atazagorafobia medo de ser esquecido abandonado mulher triste ansiosa sem lugar ignorada

Como saber se tenho Atazagorafobia?

É importante observar se a intensidade e a frequência do medo de ser esquecido causam sofrimento significativo e interferem na sua vida. Os sintomas devem fazer parte de um padrão de preocupação persistente, se manifestando em diversas áreas da vida, como nas interações sociais, no trabalho e nos relacionamentos amorosos. Há um prejuízo significativo no ajustamento emocional e social da pessoa, com sentimentos frequentes de tristeza, ansiedade e até isolamento.



Inclusive, a busca por aprovação e o medo de rejeição podem coexistir com o medo de ser esquecido, e pode haver dificuldade para saber se a principal angústia é a rejeição imediata ou o receio de cair no esquecimento a longo prazo. Na Atazagorafobia, o foco principal é a preocupação com a própria memória e o impacto duradouro nas pessoas.


Consequências da Atazagorafobia

Isolamento social, dificuldades em construir relacionamentos profundos, ansiedade constante, baixa autoestima e até mesmo quadros depressivos podem ser algumas das possíveis consequências da Atazagorafobia. Os comportamentos de busca incessante por atenção ou o retraimento social trazem sofrimento tanto para a pessoa, quanto para os outros com quem convive, causando impactos negativos nos ambientes em que frequenta. É comum que as pessoas com Atazagorafobia tentem compensar seu medo através de diversas estratégias, nem sempre saudáveis.


Causas da Atazagorafobia

O medo de ser esquecido pode ter raízes em experiências da infância ou adolescência, como negligência emocional, apego inseguro, perda de entes queridos, traumas ou sentimentos de não pertencimento. Não há um motivo único para o desenvolvimento dessa angústia, podendo envolver fatores emocionais, sociais e até mesmo traços de personalidade.


Atazagorafobia medo de ser esquecido abandonado mulher triste ansiosa sem lugar ignorada

Como eu posso ajudar

A psicoterapia individual propicia um espaço seguro para que a angústia da Atazagorafobia possa ser explorada e amenizada. Através da terapia online, você pode expressar seus medos e inseguranças para mim, enquanto recebe ajuda para identificar as causas dessa preocupação e aprender maneiras novas e mais saudáveis para lidar com o medo de não ter um lugar e ser esquecido.


Desenvolver mais autoconfiança, valorizar suas próprias qualidades e construir relacionamentos baseados em trocas genuínas são alguns dos objetivos a serem alcançados no tratamento psicológico. Ao fortalecer o senso de autoaceitação e construir laços significativos, você naturalmente poderá se sentir muito melhor!


Como agendar

O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.


Psicóloga Ana Carolina Mainetti

CRP 08/17342


 
 
Ana Carolina Mainetti - CRP 08/17342
bottom of page