Transtorno de Estresse Agudo: muito mais que um trauma
- Ana Carolina Mainetti
- 8 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de jan.
Ao viver um evento traumático e estressante, o Transtorno de Estresse Agudo pode surgir no primeiro mês do trauma. Seja um sequestro, um desastre natural, acidente ou outro estressor desencadeante de sofrimento intenso ou risco de morte é necessária a ajuda psicológica para lidar com as emoções.

Diagnóstico do Transtorno de Estresse Agudo
A) Exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violação sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:
Vivenciar diretamente o evento traumático;
Testemunhar pessoalmente o evento ocorrido a outras pessoas;
Saber que o evento ocorreu com familiar ou amigo próximo;
Ser exposto de forma repetida ou extrema a detalhes aversivos do trauma. (Exemplo: socorrista)
B) Presença de 9 ou mais dos seguintes sintomas de qualquer uma das 5 categorias abaixo:
Sintomas de intrusão
1) Lembranças angustiantes recorrentes, involuntárias ou intrusivas do evento traumático;
2) Sonhos aflitivos frequentes relacionados ao evento;
3) Reações dissociativas, com sensação como se o evento traumático estivesse acontecendo novamente;
4) Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ou reações fisiológicas acentuadas em resposta a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático;
Humor negativo
5) Incapacidade persistente de vivenciar emoções positivas;
Sintomas dissociativos
6) Senso de realidade alterado acerca de si mesmo ou do ambiente ao redor;
7) Incapacidade de recordar um aspecto importante do trauma vivido;
Sintomas de evitação
8) Esforços para evitar recordações, pensamentos ou sentimentos relacionados ao evento traumático;
9) Esforços para evitar coisas ou situações que despertem recordações, pensamentos ou sentimentos angustiantes relacionados ao trauma;
Sintomas de excitação
10) Perturbação do sono;
11) Comportamento irritadiço e surtos de raiva;
12) Hipervigilância;
13) Problemas de concentração;
14) Resposta de sobressalto exagerada.
C) A duração dos sintomas é de 3 dias a 1 mês após o trauma.
D) Há sofrimento significativo e prejuÃzo em áreas importantes da vida.
E) Não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica ou a um Transtorno Psicótico Breve.
O diagnóstico do Transtorno de Estresse Agudo foi baseado no Manual Diagnóstico e EstatÃstico de Transtornos Mentais (DSM-5). DSM-5 é o mais utilizado manual de diagnósticos de saúde mental no mundo, desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e fundamenta o trabalho de psicólogos e psiquiatras do Brasil.
Causas do Transtorno de Estresse Agudo
Guerra;
Ameaça de morte;
Agressão pessoal violenta;
Violência sexual;
Sequestro;
Tortura;
Presenciar morte violenta;
Desastre natural;
Acidente grave;
Ataque de animais;
Outros transtornos que podem ser parecidos
Transtorno de Adaptação: a principal diferença é na gravidade do trauma. O Transtorno de Adaptação geralmente ocorre após eventos estressantes ou que exigem muitas mudanças como separações, perda de emprego e mudança de paÃs, mas não têm necessariamente o caráter de lesão grave ou risco de morte como no Transtorno de Estresse Agudo.
Transtorno de Pânico: embora possam ocorrer ataques de pânico no Transtorno de Estresse Agudo, no Transtorno de Pânico há ataques inesperados, com medo ou ansiedade de ataques futuros e não necessariamente teve a ocorrência de evento extremamente grave.
Amnésia Dissociativa: não apresenta os sinais caracterÃsticos do Transtorno de Estresse Agudo. Mas se a amnésia dissociativa perdurar além do tempo de 30 dias, uma pessoa que passou por um Transtorno de Estresse Agudo, também pode ser diagnosticada com Amnésia Dissociativa.
Transtorno do Estresse Pós-Traumático: a diferença entre eles é o tempo. O diagnóstico de Transtorno de Estresse Agudo é dado apenas quando os sintomas ocorrem no perÃodo de 3 a 30 dias do evento traumático, enquanto que o que caracteriza o TEPT é a permanência dos sintomas após os 30 dias.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo: os pensamentos intrusivos recorrentes do TOC não estão relacionados a um evento grave vivido recentemente, como no caso do Transtorno de Estresse Agudo. Além de que outros sintomas deste último não estão presentes no TOC.
Transtornos Psicóticos: também podem apresentar delÃrios e alucinações, mas geralmente não estão relacionados a um evento traumático agudo e não possuem as demais caracterÃsticas do Transtorno de Estresse Agudo.
Terapia para o Transtorno de Estresse Agudo
Poder se expressar sobre a vivência traumática;
Reconhecer e validar os sentimentos envolvidos;
Desenvolver habilidades de enfrentamento;
Regular as emoções para lidar com o trauma;
Reconstruir a sensação de estabilidade e segurança;
Estabelecer os passos a serem dados a seguir.
Por se tratar de um momento muito intenso, é possÃvel que a pessoa que viveu um trauma grave que desencadeou o Transtorno de Estresse Agudo, sinta a necessidade de externar todos os pensamentos e emoções em um espaço de tempo curto.
Portanto, a terapia pode ter como foco os Primeiros Socorros Psicológicos, em vez de um processo terapêutico convencional. O objetivo é dar o suporte inicial que a pessoa está precisando naquele momento, sem aprofundar em outras questões desnecessariamente.
Outro propósito importante desta primeira ajuda é prevenir que os sintomas se cronifiquem e se instale o TEPT ou outros transtornos.
Como eu posso ajudar
Posso ajudar você com terapia individual online nesse momento de choque e recuperação do trauma vivido. Lembre-se que você não precisa atravessar esta fase sozinho! Ter acompanhamento psicológico pode encurtar a fase crÃtica e prevenir outros problemas psicológicos, como o TEPT e a depressão. Utilizo os conceitos do Cuidado Informado sobre Trauma para complementar o acolhimento e tratamento.
Se alguém que você conhece está apresentando o Transtorno de Estresse Agudo, uma das melhores maneiras de ajudar é com o incentivo à terapia, pois a pessoa que está sofrendo pode não tomar esta iniciativa por não estar com energia suficiente.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desenvolveu uma cartilha orientativa para os Primeiros Cuidados Psicológicos voltada a profissionais que realizam o trabalho in loco em casos de resgate e primeiros socorros. Esta cartilha pode ser lida aqui e pode ser útil para pessoas que estão apoiando alguém em estado de choque após um evento traumático.
Como agendar
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponÃveis e no seu fuso-horário local. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Aguardo você!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti
CRP 08/17342