Terapia para estudantes de Psicologia
- Ana Carolina Mainetti

- 5 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de out.

Por que estudantes de Psicologia devem fazer terapia?
Os estudantes de Psicologia devem fazer terapia para que possam cuidar melhor das suas emoções e, consequentemente, da dos outros, desenvolvendo a empatia, o autoconhecimento e as habilidades necessárias para a prática da profissão.
Durante a graduação, a importância da terapia pessoal é constantemente enfatizada. Um aluno de Psicologia que cuida da sua saúde mental enquanto se prepara para cuidar da saúde mental de seus futuros pacientes, está mais apto a se tornar um bom psicólogo.
A graduação em Psicologia é repleta de descobertas, tanto em sala de aula, quanto nos estágios supervisionados. Ao estudar o comportamento humano, um estudante se depara com histórias que o tocam profundamente, podendo reavivar memórias, traumas e trazer questionamentos sobre suas próprias experiências. Essa imersão no mundo da Psicologia o sensibiliza ao sofrimento alheio, mas também pode trazer à tona questões pessoais que precisam ser trabalhadas.
Comissão de Estudantes dos Campos Gerais do CRP-PR
5 benefícios da terapia para estudantes de Psicologia
Aprimorar o autoconhecimento: Desvendar os próprios mecanismos de pensamento e comportamento permite uma compreensão mais ampla de si mesmo e da psique humana como um todo.
Vivenciar a teoria na prática: Ao vivenciarem a terapia como pacientes, os estudantes de Psicologia podem integrar a teoria à prática de forma mais significativa, enriquecendo assim sua formação profissional.
Fortalecer o equilíbrio emocional: Lidar com as histórias de sofrimento humano, pode trazer uma turbulência psíquica e Burnout empático, por isso é importante ter ajuda para processar as emoções e se reequilibrar.
Prevenção da contratransferência: A contratransferência é a reação emocional do terapeuta em relação ao paciente. Ao trabalhar as próprias questões, diminui-se a probabilidade de que as experiências pessoais interfiram na relação terapêutica e comprometam o trabalho com o futuro paciente.
Destaque profissional: Ao cuidar de si mesmo, um futuro terapeuta fica melhor preparado para oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes. A terapia é um investimento em sua própria saúde mental, mas também em sua carreira.
Minha experiência como psicóloga
Com anos de experiência atendendo estudantes de Psicologia e profissionais da área, compreendo os desafios e as demandas únicas que vocês enfrentam. Em minhas sessões, ofereço um espaço acolhedor para que você explore seus pensamentos, sentimentos e experiências, buscando um maior bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Se você está buscando um acompanhamento psicológico personalizado e adaptado às suas necessidades, agende uma sessão online comigo. Será um prazer te ajudar nessa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento profissional!
Com a correria da vida acadêmica, encontrar tempo para sessões de terapia presenciais pode ser um desafio. A terapia online oferece uma alternativa prática e flexível, permitindo que você se conecte comigo a qualquer hora e lugar, através de videochamadas.
Acredito na importância de adaptar o tratamento às necessidades de cada paciente. Por isso, como psicóloga, trabalho com diferentes abordagens terapêuticas, como: Psicanálise, Terapia Sistêmica, Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Como agendar
O agendamento das sessões comigo é totalmente eletrônico, no meu consultório virtual, que fica na plataforma de terapia online Zenklub. Você pode consultar o valor da sessão e a minha agenda, que aparece com todos os horários disponíveis e já convertidos para o seu fuso horário local. Você pode realizar sua sessão de terapia de onde estiver, usando um computador ou celular!
Aguardo você!
Psicóloga Ana Carolina Mainetti






