TOD em adultos: tratamento
- Ana Carolina Mainetti

- 24 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de out.
Você é adulto, se identifica com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e busca tratamento?
A terapia pode ajudar!
Você costuma achar que está com a razão, se sente mal compreendido, perde a calma facilmente ou se envolve em muitas discussões? Se você costuma questionar figuras de autoridade, não gosta de seguir regras, incomoda pessoas de propósito ou até planeja vinganças, é possível que tenha o Transtorno Opositivo Desafiador TOD e precise de tratamento.
Embora o tratamento para TOD seja mais frequente na infância, ele também pode ser necessário em adultos por causar sérios problemas para a vida de quem o vivencia. Adultos sem tratamento para TOD ou não diagnosticados podem se sentir pouco compreendidos, e muitas vezes, não reconhecem seu próprio comportamento como opositivo e desafiador. Em vez disso, podem acreditar que estão apenas reagindo de forma legítima a circunstâncias injustas.
O impacto do TOD sem tratamento em adultos
As características do TOD em adultos, como ser raivoso e ressentido, se sentir facilmente incomodado e ter uma índole vingativa ou maldosa, podem gerar um prejuízo significativo no ajustamento emocional, social, acadêmico e profissional, por isso o tratamento é tão importante.
É comum que a oposição constante a figuras de autoridade torne difícil manter empregos e que o viés de autoconveniência acentuado impeça que melhorem seus erros. A tendência a ser rancoroso e vingativo pode atrapalhar a manutenção de amizades e dificultar a saúde dos relacionamentos amorosos. Consequências como desemprego, términos de relacionamento, brigas familiares, inimizades e problemas com a lei são, infelizmente, algumas das possíveis realidades para adultos com TOD que não buscam tratamento.
Os comportamentos associados ao TOD trazem sofrimento tanto para a pessoa quanto para os que convivem com ela, causando impactos negativos nos ambientes em que frequenta.
A importância do tratamento psicológico do TOD em adultos
Se você se reconhece nesse cenário e percebe que a persistência e a frequência dos comportamentos excedem os níveis considerados normais para sua idade e cultura, gerando conflitos frequentes com pais, chefes, colegas ou parceiros românticos, é fundamental buscar ajuda psicológica profissional.
A terapia é o tratamento mais indicado para adultos com TOD, visando:
Reconhecer e compreender os padrões de comportamento desafiador e de oposição.
Desenvolver estratégias para gerenciar a raiva, a irritabilidade e o ressentimento.
Melhorar suas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, evitando o perder a calma e as muitas discussões.
Aprender a lidar com figuras de autoridade e a aceitar regras e pedidos de forma mais construtiva.
Identificar e modificar a tendência de culpar os outros por seus erros ou mau comportamento.
Trabalhar a impulsividade e a necessidade de planejar vinganças, buscando formas mais saudáveis de lidar com as frustrações.
Lembre-se que o diagnóstico diferencial é muito importante, pois outros problemas de saúde mental podem ser confundidos com o TOD em adultos. Um profissional especializado saberá diferenciar do Transtorno da Personalidade Antissocial, do Transtorno da Personalidade Borderline, do Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor TDDH, do Autismo, do Transtorno Explosivo Intermitente, do Transtorno de Personalidade Narcisista e do TDAH.
Buscar tratamento psicológico é um passo fundamental em direção a uma vida mais equilibrada e a relacionamentos mais saudáveis. A terapia oferece um espaço seguro e confidencial para você explorar suas características e desenvolver ferramentas para amenizar os comportamentos desafiadores e opositivos do TOD.
Como eu posso ajudar
A psicoterapia individual propicia um espaço de escuta para que você possa expressar toda a sua raiva, enquanto recebe ajuda para identificar as causas dela e aprender maneiras novas mais apropriadas para reagir e se comportar.
Desenvolver comportamentos menos provocativos, aceitar melhor as regras, respeitar autoridades, reconhecer seus erros, são alguns dos objetivos a serem alcançados no tratamento psicológico.
Ao ter mais autocontrole e cultivar interações pessoais mais positivas, naturalmente o mundo deixará de parecer tão incômodo.
Se você se identificou com este artigo e precisa de ajuda para lidar com os sintomas do TOD em adultos, eu posso te ajudar com terapia online.
Ou, se você convive com alguém que apresenta Transtorno Opositor Desafiador, não precisa seguir sozinho na tentativa de entender e manejar os conflitos. Estou aqui para te auxiliar também!
Como agendar
O agendamento das sessões é eletrônico no meu consultório virtual que fica na plataforma de terapia online Zenklub. A minha agenda aparece com todos os horários disponíveis e no seu fuso horário local e lá você pode conferir o preço da sessão. Você pode realizar suas sessões pelo site no computador ou pelo app no seu celular. Caso precise, há um passo a passo de como agendar no meu site.
Psicóloga Ana Carolina Mainetti







